terça-feira, outubro 19, 2004

Ministros contaminados

Análises ao sangue

Um grupo de 13 ministros do Ambiente da União Europeia têm o sangue contaminado com poluentes químicos, revelou um estudo da organização ambiental World Wide Fund for Nature (WWF).
As análises detalhadas detectaram a presença de partículas de químicos tóxicos proibidos na Europa nos anos 70 do século passado (será que não era cannabis?!).
As amostras de sangue dos ministros, que não incluíram o português (devia pensar que era um controlo anti-doping), foram recolhidas em Junho com o objectivo de provar a necessidade de apertar a lei europeia que controla os pesticidas e químicos. Os resultados foram surpreendentes, «comprovou-se que os ministros estavam contaminados com químicos industriais, cujos efeitos são em grande parte desconhecidos», explicou o director da campanha da WWF, Karl Wagner.
A par dos poluentes químicos - deixados por sofás, caixas de pizza e pesticidas - , foram encontrados retardantes de incêndio usados em mobiliário, substâncias de plásticos, perfumes e até de tachos. No total, os ministros tinham, entre si, mais de meia centena de químicos diferentes no sangue.
Os mais saudáveis foram os ministros da Suécia, Lena Sommestad, e da Estónia, Olavi Tammemae. O congénere mais contaminado não quis ser identificado. No estudo participaram ainda os responsáveis ambientais do Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Lituânia e República Checa.

Andam saudáveis os meninos não andam?

Sem comentários: