quarta-feira, dezembro 17, 2008

terça-feira, novembro 04, 2008

A teoria da evolução das especies

Agora estou numa de Darwinismo

A teoria da evolução das espécies mas em termos profissionais...a ver o que isto dá!

sexta-feira, outubro 17, 2008

"Imaginem" por Mário Crespo

Imaginem que todos os gestores públicos das setenta e sete empresas do Estado decidiam voluntariamente baixar os seus vencimentos e prémios em dez por cento. Imaginem que decidiam fazer isso independentemente dos resultados.

Se os resultados fossem bons as reduções contribuíam para a produtividade. Se fossem maus ajudavam em muito na recuperação.

Imaginem que os gestores públicos optavam por carros dez por cento mais baratos e que reduziam as suas dotações de combustível em dez por cento.

Imaginem que as suas despesas de representação diminuíam dez por cento também. Que retiravam dez por cento ao que debitam regularmente nos cartões de crédito das empresas. Imaginem ainda que os carros pagos pelo Estado para funções do Estado tinham ESTADO escrito na porta. Imaginem que só eram usados em funções do Estado.

Imaginem que dispensavam dez por cento dos assessores e consultores e passavam a utilizar a prata da casa para o serviço público. Imaginem que gastavam dez por cento menos em pacotes de rescisão para quem trabalha e não se quer reformar. Imaginem que os gestores públicos do passado, que são os pensionistas milionários do presente, se inspiravam nisto e aceitavam uma redução de dez por cento nas suas pensões. Em todas as suas pensões. Eles acumulam várias. Não era nada de muito dramático. Ainda ficavam, todos, muito acima dos mil contos por mês.

Imaginem que o faziam, por ética ou por vergonha. Imaginem que o faziam por consciência. Imaginem o efeito que isto teria no défice das contas públicas. Imaginem os postos de trabalho que se mantinham e os que se criavam. Imaginem os lugares a aumentar nas faculdades, nas escolas, nas creches e nos lares. Imaginem este dinheiro a ser usado em tribunais para reduzir dez por cento o tempo de espera por uma sentença. Ou no posto de saúde para esperarmos menos dez por cento do tempo por uma consulta ou por uma operação às cataratas.

Imaginem remédios dez por cento mais baratos. Imaginem dentistas incluídos no serviço nacional de saúde. Imaginem a segurança que os municípios podiam comprar com esses dinheiros. Imaginem uma Polícia dez por cento mais bem paga, dez por cento mais bem equipada e mais motivada. Imaginem as pensões que se podiam actualizar. Imaginem todo esse dinheiro bem gerido. Imaginem IRC, IRS e IVA a descerem dez por cento também e a economia a soltar-se à velocidade de mais dez por cento em fábricas, lojas, ateliers, teatros, cinemas, estúdios, cafés, restaurantes e jardins.

Imaginem que o inédito acto de gestão de Fernando Pinto, da TAP, de baixar dez por cento as remunerações do seu Conselho de Administração nesta altura de crise na TAP, no país e no Mundo é seguido pelas outras setenta e sete empresas públicas em Portugal. Imaginem que a histórica decisão de Fernando Pinto de reduzir em dez por cento os prémios de gestão, independentemente dos resultados serem bons ou maus, é seguida pelas outras empresas públicas.

Imaginem que é seguida por aquelas que distribuem prémios quando dão prejuízo. Imaginem que País podíamos ser se o fizéssemos. Imaginem que País seremos se não o fizermos.



Será que ainda veremos estas situações e outras que tal serem resolvidas no nosso tempo ?...

quarta-feira, outubro 08, 2008

Sem rumo

E andamos aqui nós sem rumo, enquanto os mercados financeiros vão-se arrastando, porque alguns fdp's sem escrupulos quiseram ganhar dinheiro fácil...

quinta-feira, setembro 18, 2008

Desenrascanço

Desenrascanço (impossible translation into English) is a Portuguese word used in certain specific contexts and situations. It is used to express an ability to solve a problem without the adequate tools or proper technique to do so, and by use of sometimes imaginative resourcefulness when facing new situations. Achieved when resulting in a hypothetical good-enough solution. When that good solution escapes us we get a failure. Most Portuguese people strongly believe it to be one of their most valued virtues and a living part of their culture. However, some critics (...) are of the opinion that the concept is related to the discoveries period of the 15th century. But sceptics doubt there is any substantial proof of that relation.
In the 16th and 17th centuries it was very common for other exploring nations, such as the Dutch, to bring a Portuguese national along during the voyages, because the Portuguese were allegedly the most skilled and knowledgeable in the proper handling of the occasional emergency aboard the ship when the control of the vessel was given to them (what is known among the Portuguese as 'desenrascanço'). Desenrascanço is in fact the opposite of planning: it's managing that any problem does not get completely out of hand and beyond solution.

terça-feira, setembro 16, 2008

É tudo a mesma merda

Queremos sempre mudar para melhor, isso é certo!
Umas vezes mudamos por nossa iniciativa, outras nem por isso.

Mas afirmo... é tudo a mesma merda!!!

E porquê?

Porque são portugueses(acho q isto diz td) que mandam, e tachos é só para os amigos e conhecidos.

Se são de outras nacionalidades, já estão habituados ao nosso sistema e comportam-se como tal ou ainda pior!

Como no post anterior, apetece dizer...Iphoda-se!!!

Como vai o nosso sentimento por este país

segunda-feira, setembro 08, 2008

E continua calmo

Apesar de a criminalidade não diminuir, ou pelo menos não aparenta diminuir, o preço da gasolina/gasóleo aumenta nas revendedoras apesar do valor do crude nos mercados continuar a baixar, o governo continua na sua campanha mediática com medidas populistas mas que nada resolvem, e tudo o mais que está na mesma mas que não parece...enfim...isto continua calmo!

sexta-feira, agosto 22, 2008

quinta-feira, agosto 14, 2008

Ganda estupida!!!!


Eu sei que alguns Norte-americanos são estupidos, mas assim tão , mas tão estupidos, não sabia!

terça-feira, agosto 12, 2008

Fogo de artificio virtual

Para quem viu a cerimónia de inauguração dos Jogos Olímpicos não pode deixar de reparar no estrondoso e belíssimo fogo de artificio que se iniciou na Praça Tianamen até ao Ninho do Pássaro (estádio Olímpico)...demorou quase 1 ano a ser realizado graficamente e meticulosamente colocado na cobertura televisiva...

Coisas de chineses!

quinta-feira, agosto 07, 2008

Cristiano

Ronaldo larga canadianas e fica no Man. United

Esta frase tem muito que se lhe diga...eu por acaso pensava que ele tinha largado as espanholas...e que queria ir para o Real Madrid...

sexta-feira, agosto 01, 2008

Isto dá para tudo

A apresentação do Guimarães foi muito original...e com uma certa piada...agora os do Braga não ficaram atrás!!!

Opinião diferente tem o pessoal do Vodka Atónito